"Se Euclides da Cunha fosse vivo teria preferido
o Flamengo a Canudos
para contar a história do povo brasileiro".

Nélson Rodrigues

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

José Agostinho "O pai do Flamengo".

Esse é José Agostinho Pereira da Cunha (foto ao lado). O mesmo, que naquele belo dia de 1895, no famoso Restaurante Lamas, no Largo do Machado, soltou a idéia: Vamos fazer um grupo de regatas? e que, prontamente, foi aceita pelos outros ocupantes da mesa. Mario Espínola, Augusto Silveira Lopes e Nestor de Barros. Por esse fato, não desmerecendo os outros fundadores, José Agostinho pode ser conciderado o "pai do Flamengo".

Anos mais tarde, em 1905, ele junto com Manuel Alves de Cruz Rios assumem a presidência do Clube de Regatas do Flamengo. Nesse ano o remo rubro-negro conquista a Taça Sul América de Remo.

Saudações Rubro-Negras
Viva o Flamengo!

12 comentários:

  1. é verdade que quem criou o flamengo foi o fluminense?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, pq o 1º melhor time do mundo criou o 2º melhor time do mundo, e qm é o primeiro é o flu e o segundo é o fla

      Excluir
    2. e quem falou que o flu já foi melhor time do mundo alguma vez??? O Fla já foi, o flu nem na trave bateu, desculpa hein...

      Excluir
    3. Na verdade Sarah quem ajudou a fundar o Flu foram os remadores do Flamengo e quem deu o nome de Fluminense foi um dos fundadores do Flu, junto com o Cox que foi Virgilio Leite que era presidente do Fla em 1902, o Flu foi fundado dentro do bairro do Flamengo, só procurar a rua mais nenhum Bambi por orgulho coloca isso no site. prefere ir pela mídia. Só pesquisar Fla-Flu, os irmãos Karamazov.

      Excluir
    4. Na verdade Sarah quem ajudou a fundar o Flu foram os remadores do Flamengo e quem deu o nome de Fluminense foi um dos fundadores do Flu, junto com o Cox que foi Virgilio Leite que era presidente do Fla em 1902, o Flu foi fundado dentro do bairro do Flamengo, só procurar a rua mais nenhum Bambi por orgulho coloca isso no site. prefere ir pela mídia. Só pesquisar Fla-Flu, os irmãos Karamazov.

      Excluir
    5. Na verdade Sarah quem ajudou a fundar o Flu foram os remadores do Flamengo e quem deu o nome de Fluminense foi um dos fundadores do Flu, junto com o Cox que foi Virgilio Leite que era presidente do Fla em 1902, o Flu foi fundado dentro do bairro do Flamengo, só procurar a rua mais nenhum Bambi por orgulho coloca isso no site. prefere ir pela mídia. Só pesquisar Fla-Flu, os irmãos Karamazov.

      Excluir
  2. Não, nada disso. rs

    O que aconteceu:

    Em 1911. Aconteceu um fato muito relevante nessa história, envolvendo o Fluminense e seus diretores (o Grand Comitté, como eram chamados), que ao final do campeonato, faltando apenas duas rodadas para o time se sagrar campeão, iniciam uma série de que discussões em torno da escalação da equipe. Foi então que o Grand Comitté resolve tirar do time o seu capitão Alberto Borgerth, que era também remador do Flamengo (o Fluminense não tinha Remo, esporte mais popular na época, e o Flamengo ainda não tinha time de futebol). Insatisfeitos com tal decisão, após ganharem o campeonato, alguns jogadores do Fluminense, liderados por Borgerth, resolvem se desligar do clube. O capitão era remador do Flamengo e conhecia alguns diretores do rubro-negro, assim, como primeira opção, resolve procura-los e propor a criação do Departamento de Esportes Terrestres. No começo havia algumas resistências, pois achavam que o futebol (soccer) era esporte muito afeminado, Porem, depois de muito resistência, os remadores do Flamengo foram convencidos. E na reunião que começou no dia 23 e terminou no dia 24 de dezembro de 1911, foi criado aSeção de Desportos Terrestres do Flamengo, sob responsabilidade de Alberto Borgerth.

    Essa é a história. Quem criou o Flamengo foi esse cara da foto ai em cima chamado José Agostinho e mais 5 jovens remadores.

    Leia o post: http://flahistorias.blogspot.com/2010/01/1895-pherusa-sintese-da-historia-rubro.html

    Espero ter esclarecido.

    SRN
    Viva o Flamengo!

    ResponderExcluir
  3. Nosso respeito a esse grande homem, a torcida rubronegra agradesse

    ResponderExcluir
  4. Na verdade Sarah quem ajudou a fundar o Flu foram os remadores do Flamengo e quem deu o nome de Fluminense e as primeiras cores... foi um dos fundadores do Flu, junto com o Cox que foi Virgilio Leite que era presidente do Fla em 1902, o Flu foi fundado dentro do bairro do Flamengo, só procurar a rua mais nenhum Bambi por orgulho coloca isso no site. prefere ir pela mídia. Só pesquisar Fla-Flu, os irmãos Karamazov. PQ VC ACHA QUE O SEGUNDO TIME DE NELSON RODRIGUES ERA FLAMENGO

    ResponderExcluir
  5. Na verdade Sarah quem ajudou a fundar o Flu foram os remadores do Flamengo e quem deu o nome de Fluminense e as primeiras cores... foi um dos fundadores do Flu, junto com o Cox que foi Virgilio Leite que era presidente do Fla em 1902, o Flu foi fundado dentro do bairro do Flamengo, só procurar a rua mais nenhum Bambi por orgulho coloca isso no site. prefere ir pela mídia. Só pesquisar Fla-Flu, os irmãos Karamazov. PQ VC ACHA QUE O SEGUNDO TIME DE NELSON RODRIGUES ERA FLAMENGO

    ResponderExcluir