"Se Euclides da Cunha fosse vivo teria preferido
o Flamengo a Canudos
para contar a história do povo brasileiro".

Nélson Rodrigues

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

1912 - O início da grande paixão, o futebol.


No inicio a galera do remo não via com bons olhos esse novo esporte - recém chegado da Inglaterra, trazido por Charles Miller. E mesmo com o passar dos anos, quando o futebol começa a dividir a popularidade com o remo, o nobre esporte bretão demorou a ser incorporado ao Clube de Regatas do Flamengo. Uma história interessante é a do jovem remador rubro-negro, Alberto Borgerth. Que pela manhã remava pelo Flamengo e a tarde jogava futebol no time do Fluminense. Nessa época a torcida do Mengão começava surgir. Mas tal fato dividia a atenção dos torcedores, que por questões de lealdade e fidelidade, tinham que tomar algum partido. Foi então, que em 1903, o Flamengo começa seus primeiros passos no futebol, e disputa seu primeiro jogo amistoso, contra o Botafogo. E toma uma goleada de 5x1. Depois de nove anos fazendo apenas amistosos, em 1912 o Clube de Regatas do Flamengo filia-se à Liga Metropolitana de Futebol.

Porém antes disso, em 1911. A um fato muito relevante nessa história, envolvendo o Fluminense e seus diretores (o Grand Comitté, como eram chamados), que ao final do campeonato, faltando apenas duas rodadas para o time se sagrar campeão, iniciam uma série de que discussões em torno da escalação da equipe. Foi então que o Grand Comitté resolve tirar do time o seu capitão Alberto Borgerth, aquele mesmo, o remador do Flamengo. Insatisfeitos com tal decisão, após ganharem o campeonato, alguns jogadores do Fluminense, liderados por Borgerth, resolvem se desligar do clube. Como o capitão era remador do Flamengo, conhecia alguns diretores do rubro-negro. E assim, como primeira opção, resolve procura-los e propor a criação do Departamento de Esportes Terrestres. No começo havia algumas resistências, tanto que na reunião, convocada pelo presidente Virgílio Leite de Oliveira e Silva e realizada em 24 de dezembro de 1911, a proposta foi aceita, no entanto, não houve unanimidade.

É possível que muito dessa característica popular da torcida do Flamengo, tenha origem nesse fato a seguir.

Foi criado então a Seção de Desportos Terrestres do Flamengo, sob responsabilidade de Alberto Borgerth. Agora o rubro-negro tinha um time de futebol. Porém, a sua única propriedade que alem de ser a sede do clube, era a garagem dos barcos. Mas uma barreira no caminho do Flamengo, não havia campos de futebol para a equipe treinar. E foi no improviso que a solução apareceu, treinar na Praia do Russel, no Bairro da Glória. E assim, quem passava pelo local simpatizava pelos rapazes do Flamengo, que davam os primeiros ensaios naquele que seria um dos esportes mais vitoriosos do clube rubro-negro. E para começar sua vida nos campos de competição, o time de futebol não poderia usar o mesmo uniforme do remo. Ficou decidido que a equipe de futebol usaria uma camisa com grandes quadrados em vermelho e preto, logo esse novo uniforme foi apelidado de papagaio de vintém, devido a semelhança com as pipas que eram vendidas e empinadas pelos moleques da época, que as compravam por apenas um vintém, a menor fração de réis.

Em 03 de maio de 1912, o Flamengo estréia no Campeonato Carioca de Futebol, no campo do América F.C., na rua Campos Salles. O adversário era o Mangueira, time formado pelos trabalhadores de chapéus Mangueira. E nesse jogo histórico, o placar não poderia ser diferente (odeio essa frase, mas caiu como uma luva nesse momento). Fla 16 x 2 Mangueira, é até hoje a maior goleada aplicada pelo Mengão. Quem fez o primeiro gol oficial do clube foi o ponta direita Gustavo de Carvalho, que viria a fazer mais três. Os outros gols foram de Amarante (4), Arnaldo (4), Borgerth (aquele mesmo, o remador, marcou 3) e um do Galo. A escalação do time que jogou foi: Baena, Píndaro e Nery, Curiol, Gilberto e Galo, Baiano, Arnaldo e Amarante, Gustavo de Carvalho e Borgerth. Um adendo, como não possuía um campo para mandar suas partidas, o Flamengo disputava seus jogos em casa, nas Laranjeiras. Depois de um tempo, arrendou um espaço na rua Paissandu, de propriedade da família Guinle, que passou a ser sua casa.

Esse jogo, de 03 de maio, foi histórico. Mas o que estava por vir, não iria marcar somente a história do Flamengo. Após derrotar o Bangu por 7 x 4, vem o jogo mais esperado por todos, Flamengo e Fluminense - que mais tarde foi imortalizado por Mario Filho
com o nome de Fla x Flu. A importância do jogo se dava pelo acontecimento do inicio do ano, o Fluminense iria enfrentar seus antigos jogadores, e vinha a campo com seu time de jovens do 2º quadro (os juniores da época). O Flamengo era considerado favorito. Porém, o pessoal do Fla Estatística foi muito feliz em dizer, que a história mostra que alguns fatos, por mais adversos que sejam, podem servir para criar uma mística e uma mágica, que poderiam não existir se o óbvio acorresse. Se o Flamengo vencesse o Fluminense, provavelmente não haveria posteriormente a mesma flama e charme desse clássico. E o Fluminense vence o Flamengo por 3 x 2 e coloca fogo na história. Com a derrota, o que provocou uma verdadeira festa dos torcedores do Fluminense, o Flamengo se encheu de brios e venceu seus próximos jogos. E no segundo turno, veio a revanche, e o Mengão derrota o Fluminense por 4 x 0, créu, créu, créu, créu. E termina o campeonato, vencido pelo Paysandu, em segundo lugar.

Havia também o campeonato de futebol de 2º quadro. O Flamengo é campeão nesse primeiro campeonato que disputou. E no Remo, os atletas do Flamengo são tri-campeão da Taça Jardim Botânico.

SRN
Viva o Flamengo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário