"Se Euclides da Cunha fosse vivo teria preferido
o Flamengo a Canudos
para contar a história do povo brasileiro".

Nélson Rodrigues

sábado, 23 de janeiro de 2010

Grande jogos do Flamengo, segundo Roberto Assaf e Roger Garcia.

Fui no lançamento, comprei o livro e de quebra - além das dedicatórias dos autores, Roberto Assaf e Roger Garcia - a obra foi autografada por Adílio e Uri Geller. O Junior chegou depois e o Zico estava saindo na hora em que eu cheguei. Mas valeu. Vou devorar e faço uma resenha especial para o blog.

Ps.: Estou atrás do Almanaque do Flamengo, escrito pelo Assaf, falei com ele no evento e ele me disse que esgotou todos, e não consigo achar na internet também. Quem tiver ou souber de algum dando sopa, eu compro.

__________________________________________________________

Para quem gosta de saber cada vez mais sobre a história do Flamengo, vai uma dica: na próxima quinta-feira, dia 28, a partir da 19h, na Livraria Travessa, no shopping Leblon. Roberto Assaf e Roger Garcia lançam o livro "Grandes jogos do Flamengo". Edição de luxo, com capa dura e papel especial, vai custar R$39,90, vale a pena comprar.

Em uma entrevista consedida ao blog Primeira Mão, do globoesporte.com o escritor Roger Garcia revelou:

- O mais difícil do livro foi escolher quais jogos iriam entrar. Todas as partidas mais históricas e badaladas estão lá como os Cariocas do gol do Pet e o do Rondinelli, os Campeonatos Brasileiros, inclusive o hexa, que deu tempo de entrar. Mas o legal é que há jogo de todas as décadas do Flamengo. Começa com o Flamengo 16 a 2 no Madureira, em 1912. Tem o jogo em que o Fio virou música do Jorge Ben Jor. Foi um Flamengo e Benfica (1 a 0) em um torneio internacional de verão em 1971. Ele entrou no segundo tempo e fez um golaço exatamente como fala a música – disse Roger Garcia, que continua.

- Tem o jogo em que o urubu realmente se tornou o símbolo da torcida, em 1968. Um outro jogo em que o Flamengo venceu a seleção brasileira por 2 a 0, em 1976. No primeiro tempo a seleção jogou com o mesmo time que conquistou a Copa de 70. Uma outra partida muito legal foi um 3 a 0 sobre o Vasco, em 1923, em que o Moderato virou um herói. Ele foi o primeiro jogador do Flamengo a defender a seleção brasileira em uma Copa do Mundo. Nessa partida contra o Vasco, ele jogou com muitas dores e deu os passes para os três gols. Do campo ele foi direto para o hospital operar apendicite – completou.

SRN

Viva o Flamengo!

2 comentários:

  1. Me parece um ótimo livro para os Flamenguistas, é sempre bom compartilhar histórias de uma época ou jogos inesquecíveis.

    Abraços!!

    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro deve ser bom mesmo?

    Seria interessante lançar um livro sobre o crf falando de toda sua história.Será que já lançaram algum livro que abranja toda história?

    Parecido com o que este blog está fazendo..srn!

    ResponderExcluir