"Se Euclides da Cunha fosse vivo teria preferido
o Flamengo a Canudos
para contar a história do povo brasileiro".

Nélson Rodrigues

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

1918/1919 - Anos de preparação de uma base vencedora.


1918 - O 2º quadro continua arrebentando, renovando as esperanças.

Mais um ano, que o time principal do Flamengo não ganha nenhum título. A equipe ainda sofria as ausências dos seus principais jogadores. No entanto, um fato relevante de 1918, foi a primeira partida disputada entre Flamengo e o Corinthians Paulista, jogo esse disputado no Estádio da Rua Paysandu, em 1 de dezembro, e o time da capital paulistana vence por 2 x 1.

Enquanto isso, o 2º quadro continuava a nos dar esperança de uma base sólida para futuras conquistas. E se sagra mais uma vez tricampeão carioca. Outro tricampeonato veio da equipe de Tênis, esse era o terceiro ano que esse esporte era praticado por atletas do Flamengo.




1919 - Sem títulos de expressão no futebol.
O atletismo ganha espaço.

Com outro insucesso no campeonato carioca, onde o Flamengo - apesar de fazer uma boa campanha, termina em segundo lugar, perdendo o jogo e o título para o Fluminense na última rodada. O rubro-negro resolve disputar um pequeno torneio, chamado de Torneio Triangular do Rio de Janeiro, onde o vencedor levaria o Troféu América Fabril. Jogando contra o Mangueira e Andaraí, o Mengão sagra-se campeão. Porém, precisou de um terceiro jogo para tal feito, pois após derrotar o nosso saco de pandas verde e rosa por 5 x 0 e empatar com o Andaraí (que havia vencido o Mangueira) por 0 x 0, se fez necessário um terceiro jogo, que foi disputado em 27 de julho e também valeu pelo 1º turno do Carioca de 1919. O Flamengo vence por 1 x 0 e leva o troféu.

Em 1919, o Atletismo começa a ganhar asas no Clube de Regatas do Flamengo. Desde 1909 as competições de atletismo eram disputadas no Rio Cricket, de Niterói. Mas em 02 de novembro de 1919, quando a Liga de Esportes Atléticos, a mesmo que organizava os campeonatos de futebol, organiza o primeiro Campeonato Carioca de Atletismo, realizado no campo do Flamengo, que ao final da competição fica com o segundo lugar. Vale lembrar que o Flamengo só passou a ter pista de atletismo em 1922, nessa época eles ainda treinavam no campo da Rua Paysandu. Nesse ano o clube, presidido por Alberto Burle de Figueiredo, contrata o treinador norte-americano Robert Fowler que iria se tornar o maior treinador do seu tempo, treinando atletas do Flamengo. Atletas como Ulisses Malaguti, que apesar do vice-campeonato desse ano, se destacou entre os demais e fez história no clube durante a década de 20. Além do atletismo, Malaguti também foi atleta do remo e do futebol, onde conquistou o campeonato de 1918 pelo 2º quadro. Foi integrante do tetracampeonato de atletismo em 1927, 28, 29 e 30, época em que se tornou o maior atleta da modalidade. O atletismo rubro-negro conquistou em 1919 a Taça XV de Novembro e a Taça João Cantuária.

Nesse final de década é marcado pelo surgimento de mais um esporte no Flamengo, o Basquete e logo no seu primeiro ano conquista o Campeonato Carioca.

No Remo, surge a figura lendária de Arnaldo Voigt, que remando o barco Ipê, se sagrou campeão individual por três anos seguidos. Neste ano, o Flamengo tamém conquista a Prova Clássica Conselho Municipal e Júlio Furtado.

SRN
Viva o Flamengo!

2 comentários:

  1. Aqui é muito bom para conhecer a gloriosa história do Mengão. Vc vai ao lançamento do livro do assaf hj? Estou querendo ir lá.

    SRN

    ResponderExcluir
  2. Cara só vi seu comentário hoje. Conseguiu ir lá no lançamento? Tive a sorte de encontrar o Zico lá ainda e tirar uma foto com ele. Depois confere lá no blog.

    SRN

    ResponderExcluir