"Se Euclides da Cunha fosse vivo teria preferido
o Flamengo a Canudos
para contar a história do povo brasileiro".

Nélson Rodrigues

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

1915/1916 - Excursão a Belém do Pará.

1915 - Título invicto, e popularidade no norte do país.

Com o time base (Baena, Píndaro e Nery, Curiol, Sidney Pullen e Galo, Baiano, Gumercindo, Borghert, Riemer e Raul), que foi campeão em 1914, o Flamengo começa 1915 viajando para São Paulo, onde iria enfrentar o São Bento - time da capital, que foi reforçado com jogadores de outros times - em um jogo amistoso. O Flamengo joga bem, mas não consegue segurar o resultado contra a forte equipe paulista. O time retorna ao Rio, para disputar o Campeonato Carioca, e logo na estreia sapeca o Fluminense por 5 x 0. E ao longo de sucessivas vitórias o Flamengo sagra-se campeão invicto, após derrotar por 5 x 1 o Bangu, partida realizada no Estádio da Rua Paysandu. E para confirmar, o grande time que tinha, o Flamengo disputa o já tradicional jogo contra a Seleção Carioca e vence por 3 x 1, nas Laranjeiras. Chega o fim do ano, dezembro, e o Flamengo embarca em um navio rumo a Belém do Pará, para realizar uma série de amistosos. No primeiro, contra a seleção de Belém vence por 5 x 1 e conquista a Taça Jornal Folha do Norte. O ano vira e o Mengão continua em Belém.


No Remo, o Flamengo conquista a Prova Clássica Conselho Municipal e Júlio Furtado.


1916 - O uniforme apelidado de Cobra Coral, esta com seus dias contados.


Dando continuação a série de amistosos em Belém do Pará, que começou no final de 1915. O Flamengo começa 1916 empatando com a Seleção de Belém e logo em seguida vence por 4 x 0 o Paysandu. Conquista o Troféu Artistico após derrotar o Clube do Remo por 3 x 2 e o Troféu Tricentenário de Belém ao derrotar a Seleção Paraense por 2 x 0.

Ao retornar ao Rio de Janeiro, o Flamengo continua sua "pré-temporada". E depois de empatar a primeira partida por 1 x 1 e vencer a segunda por 2 x 1, do São Cristóvão, o clube conquista a Taça Madame Gaby Coelho. O Campeonato Carioca inicia, e na estreia o Flamengo vence por 4 x 0 o Andaraí e o Fluminense por 4 x 1. Porem, eclode a Primeira Guerra Mundial, e a grande vilã era a Alemanha, que por coincidência tinha uma bandeira igual a camisa Cobra Coral. Tal circunstância forçou a galera do remo a dar o braço a torcer, que com medo de perder a grande popularidade que o Flamengo conquistava, decidiu que, finalmente, o time de futebol poderia utilizar a camisa rubro-negra, com listras horizontais em vermelho e preto, com escudo CRF no lado esquerdo do peito. Nesse mesmo ano o Flamengo arrenda da tradicional família Guinle, o estádio na Rua Paysandu. E para inaugurar o estádio e o novo uniforme, o clube convida o time da capital paulista, São Bento. Para um amistoso comemorativo, que ocorreu no dia 4 de junho, e o Flamengo venceu por 3 x 1. No entanto, logo depois em uma revanche, desta vez em São Paulo. O São Bento vence por 2 x 0. O time volta a disputar o carioca, mas começa a perder pontos importantes e se distancia do título. O America se sagra campeão, e o Flamengo fica apenas na quarta colocação.


O 2º quadro continua dando trabalho para os adversários, e ganha de forma brilhante o título de campeão da cidade.


No Remo, finalmente ganha um campeonato organizado, entre equipes. O barco Aymoré, uma das mais famosas embarcações do Clube de Regatas do Flamengo, teve um papel importante para o clube se sagrar campeão em 1916. Esse barco foi responsável pela marca histórica de 200 medalhas em 10 anos de participações em provas de remo.


Esse ano marca a estreia de mais um esporte, a ser praticado pelo clube, o Tênis. E já começa disputando um campeonato organizado por equipes cariocas, que teve o Mengão como primeiro campeão. A partir daí, o Flamengo participa de vários torneios e campeonatos, sagrando-se tricampeão carioca de Tênis em 1918. Até 1932, o Flamengo praticava o tênis em seu campo, na Rua Paysandu. Com a perda de seu campo, o Flamengo ficou sem participar de competições de tênis até 1963, quando inaugurou suas quadras, na Gávea, voltando a conquistar títulos.


SRN

Viva o Flamengo!

Um comentário:

  1. É a primeira vez que venho em seu blog, gostei demais, muito bom mesmo... quem gosta de história como eu vai adorar isso aqui....vou sempre passar aqui.

    Abraços!!


    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir