"Se Euclides da Cunha fosse vivo teria preferido
o Flamengo a Canudos
para contar a história do povo brasileiro".

Nélson Rodrigues

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

1914 - Campeão Carioca pela primeira vez.

Foto da primeira excursão do C.R Flamengo 1914.
Na foto o Flamengo com a camisa Cobra Coral, com listras horizontais
e o Internacional do Paraná.

Para os que sofriam da "síndrome de botafogo". A nova camisa do Flamengo, a Cobra Coral, deu sorte para o clube. E no ano de 1914 sagra-se campeão carioca e de quebra emplaca o artilheiro, Riemer com 9 gols. O nosso goleador compunha o time base junto com: Baena, Píndaro, Nery, Ângelo, Miguel, Galo, Arnaldo, Gumercindo, Baiano e Raul. O time foi muito bem nesse campeonato, mostrou o entrosamento de jogar juntos a anos, perdeu apenas um jogo 2 x 1 para o Botafogo. Com um empate de 4 x 4 com o São Cristóvão, nas Laranjeiras, o conquista seu primeiro título de campeão carioca. Ainda de ressaca devido as comemorações, em um jogo amistoso para celebrar o fim do campeonato, o Flamengo perde de 5 x 1 da Seleção Carioca.


Naquela época pré-temporada já era importante. Em 17 de maio o Mengão vai a São Paulo, encarar o Mackenzie College em um jogo amistoso. Os times de São Paulo eram considerados mais fortes, no entanto o Flamengo deu trabalho, fazendo um grande jogo, que terminou empatado por 2 x 2. Com isso, o Flamengo chega ao Campeonato Carioca como favorito.


A torcida rubro-negra, foi ganhando adebitos em outros estados. E aproveitando a interrupção no Campeonato Carioca, o Flamengo realiza sua primeira excursão para amistosos fora do Rio de Janeiro. E depois de derrotar as seleções de Paranaguá e de Curitiba, por 15 x 0 e 9 x 1 respectivamente. Em 6 de setembro, em uma partida contra o Internacional - que mais tarde em 1924 une-se com o América para fundar o Atlético Paranaense - o Flamengo vence por 7 x 1, esse jogo marcou a inauguração do Estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada). O primeiro gol do estádio foi do rubro-negro Arnaldo.


O nosso 2º quadro (juniores), continuava voando baixo. E conquista o primeiro tri da história do Mengão. Neste time foram consagrados os seguintes jogadores: Alberto Quadros, Antonio Carlos, Antonio Cintra, Antonio Fonseca, Antonio Ricardo Pinto, Curiol, Gilberto Toledo Lopes, Hugo Pinheiro Machado, João Figueiredo, José Ferreira Lima, José Pedro de Carvalho, Juarez Nery, Milton Caldas, Otavio Araújo, Paulo Buarque de Macedo, Raul Pereira Lima, Ricardo Fonseca e Ricardo Riemer.


No Remo, o Flamengo conquista a Regata Vasco da Gama e a Prova Clássica América do Sul.


SRN

Viva o Flamengo!

Um comentário: